A Medicina Dentária Forense é a aplicação dos conhecimentos médico-dentários à Justiça.
Interfere na vida e depois da morte. Nos Mortos, sobressaem as questões relacionadas com a identificação de desconhecidos e todas as ações tendentes à identificação humana.
APMDF
APMF – Associação Portuguesa de Medicina Dentária Forense
CONCEITO
A Medicina Dentária Forense é um ramo da Medicina Legal que se dedica ao estudo das peças dentárias, com a finalidade de identificar pessoas vivas ou cadáveres e, deste modo, auxiliar a justiça.
Consiste na análise e avaliação de provas com caráter dentário podendo desvendar a idade dos indivíduos (como no caso das crianças devido à dentição decídua) até à identidade das pessoas a quem pertencem os dentes e ossadas.
Os dentes são estruturas fundamentais à identificação médico-legal, através de métodos de reconstrução e comparação, devido à sua resistência (à decomposição, ao calor, aos traumatismos e à ação de certos agentes químicos) e especificidade (cada dentição é única). Não se limita aos órgãos dentários, mas interfere com todo o aparelho estomatognático.
Mensagem Bastonário Dr. Miguel Pavão
Ordem dos Médicos Dentistas (OMD)
Competência Setorial em Medicina Dentária Forense
Ordem dos Médicos Dentistas
Reunião para discussão sobre a “Competência Setorial - Medicina Dentária Forense”, que contou com a moderação do Prof. J. Pinto da Costa, que decorreu na sede da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), no Porto.
No Painel Competências Setoriais - Medicina Dentária Forense”, que contou com a moderação do Prof. J. Pinto da Costa, que decorreu no 28.º Congresso Anual da Ordem dos Médicos Dentistas, e que teve lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no dia 15/11/2015. (Foto gentilmente cedida pela OMD).
Eventos Anteriores
Congressos/Workshops
Registar em Evento
Congressos/Workshops
Admissão de Membros
Submeta o formulário de admissão na APMDF – Associação Portuguesa de Medicina Dentária Forense.
Consulte as condições de admissão de associado como membro individual ou coletivo da APMDF, nomeadamente valores de jóia e quotização (apmdf-condicoes-admissao.pdf)
- apmdforense@gmail.com
- (+351) 964 582 521
- Avenida Dr. Ribeiro Magalhães, 131 4610-108 FELGUEIRAS
Após Admissão
A APMDF comunicará de seguida ao proponente sobre o deferimento da admissão e indicação dos procedimentos pelos quais os interessados poderão proceder à liquidação do valor da Jóia e da Quota referente ao ano em curso.